quarta-feira, 22 de junho de 2022

Retomada da aula sobre "Análise de Dados"!

Nesta aula, apenas "01" ("um") período, na parte da manhã (a aula será complementada com mais "01" ("um") período à tarde, 9º período, das 16h05min. às 17h), o professor aproveitou para retomar o que havia sido visto na última aula: Etapas da Investigação Científica (Etapas do Método Científico): a Análise dos Resultados.

Para tanto, o professor cobrou dos alunos se eles ainda lembravam que, em princípio, análise, analisar, vem da Química, significando separar.

Seguindo, o professor fez referência ao poder de análise do ser humano. Lembrou da célebre frases, retirada dos livros de Filosofia da Ciência: "quando vemos um cavalo, vemos ele todo", ou seja, que o ser humano não vê, separadamente, e analisando, o "rabo", a(s) "pata(s)", a "crina", a "bunda", "peito", "orelha" e "focinho" do cavalo; não vemos o cavalo em partes; vemos ele inteiro, o seu todo.

Com isso, o professor fez referencia à fraca noção analítica do ser humano, que deve ser sempre treinada e sempre melhorada para se fazer Ciência. Com isso, também, quis chamar a atenção para a "dobradinha" o todo e as partes, noções que também estão sempre relacionadas com o fazer científico.

Avançando na retomada, e, aprofundando, o professor lembrou que o computador sim, este é excelente em fazer análises, especialista em Analisar Dados e Resultados. O computador é a invenção humana que bem sabe ordenar, comparar, classificar, diferenciar, enfim, processar os dados de uma pesquisa científica.

Curiosidades:

À medida em que o professor ia avançando na  aula expositiva dialogada, surgiu, como curiosidade, a enorme capacidade de cálculo de computadores, tais como, em ordem de capacidade:

Deep Blue que desafiou o então campeão mundial de Xadrez, Garry Kasparov (1963- )

Foto da CPU do supercomputador Deep Blue criado pela IBM
(Fonte: DEEP BLUE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Deep_Blue&oldid=62292663>. Acesso em 22 de jun., 2022.)


Foto do azerbaijano Garry Kasparov (1963- ) pensativo em frente a um tabuleiro de Xadrez
(fonte: GARRY KASPAROV. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Garry_Kasparov&oldid=63570537>. Acesso em: 22 jun. 2022.)

Stockfish (que é "bacalhau", em inglês): atualmente, um dos mais fortes motores de Xadrez (software capaz de jogar Xadrez contra Grandes Mestres e vencê-los com certa facilidade).

Logotipo do software (motor de XadrezStockfish 

NNUE do Stockfish visualizado
(Fonte: STOCKFISH. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2021. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Stockfish&oldid=62683999>. Acesso em: 22 jun. 2022.)


AlphaZero que tem superado facilmente o Stoskfish.

Logotipo do AlphaZero, o programa de computador (software) baseado em Redes Neurais e Inteligência Artificial (IA), desenvolvido pelas multinacional Google e DeepMind 
(Fonte: DEEPMIND. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2022. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=DeepMind&oldid=63672123>. Acesso em: 22 jun. 2022.)

→ Clique :::AQUI::: para ir além em relação ao AlphaZero

Nenhum comentário:

O NASCIMENTO DA CIÊNCIA MODERNA (PARTE 2 DE 2)

Tomando por base "HART-DAVES, Adam. O livro da ciência. São Paulo: Globo, 2016, p. 14", o professor preferiu aula expositiva dialo...